Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

domingo, 11 de outubro de 2015

Círio de Nazaré 2015 reúne mais de 2 milhões de fiéis pelas ruas de Belém


Cerca de dois milhões de pessoas participaram da 223ª edição do Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, realizada neste domingo (11), em Belém. A romaria começou por volta de 6h, após missa de abertura realizada na Catedral de Belém pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira. Às 11h30, a berlinda chegou à Basília Santuário, após percurso de 3,6 km (veja vídeo acima). Na Basílica, milhares de fiéis estão reunidos para assistir a missa celebrada por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, realizada logo após o fim da procissão.

Cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas do centro de Belém. (Foto: Alexandre Yuri / G1)Cerca de dois milhões de fiéis lotaram as ruas do centro de Belém durante o Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Yuri / G1)
 
O trajeto do Círio iniciou em frente à Catedral de Belém, na Praça Frei Caetano Brandão, seguindo para a Praça do Relógio, Av. Portugal, Boulevard Castilhos França, Av. Presidente Vargas e Av. Nazaré até a Praça Santuário.
 
Durante a procissão, 13 carros acompanham a multidão para que os devotos possam depositar suas promessas, em geral grandes velas ou objetos de cera que simbolizam as graças alcançadas.
Chamados de ex-votos, estes objetos são posteriormente catalogados e passam a integrar o acervo do museu do Círio.

Imagem de Nossa Senhora chega ao fim do percurso do Círio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)Imagem de Nossa Senhora chega ao fim do percurso do Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)
 
Terço gigante

 Ao longo da procissão, vários devotos traziam imagens da santa e miniaturas de casas, em agradecimento. Vindo de Teresina (PI), Pedro da Conceição Silva trazia consigo um objeto diferente: um terço gigante, pesando 13 quilos. Ele explica que recorreu à Nossa Senhora após os médicos declararem que sua esposa teria apenas dois anos de vida.
 
"A minha esposa estava muito doente em Teresina. Os médicos desenganaram e deram no máximo dois anos de vida para ela. Então eu recorri à Nossa Senhora pela saúde da minha esposa e disse que pagaria a promessa aqui em Belém. Eu ofereci esse sacrifício. Participo há 23 anos seguidos, e há 13 anos eu venho com o terço, pagando a promessa".
 
Promesseiro vem há 13 anos de Teresina (PI) para acompanhar o Círio carregando o terço gigante: 'Nossa Senhora salvou a minha esposa'. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Promesseiro vem há 13 anos de Teresina (PI) para acompanhar o Círio de Nazaré carregando o terço gigante: 'Nossa Senhora salvou a minha esposa' (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)
 
Outros devotos seguiam o trajeto de joelhos. Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém, nordeste do Pará, para cumprir a promessa que fez em nome da saúde da filha. "Minha filha nasceu com um artéria entupida, Então eu pedi à Nossa Senhora para curá-la, fiz uma promessa. Hoje minha filha tme nove anos e está saudável. Me sinto muito agradecida, e há três anos acompanho o Círio", relata.
 
Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém (Foto: Natália Mello/G1)Cleidiane Maria, 40 anos, veio de Ourém para agradecer a saúde da filha no Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)

Corte da Corda

 A Corda é um dos grandes símbolos da festa religiosa. Assim como a da Trasladação, tem 400 metros e pesa 600kg. Aproximadamente 7 mil pessoas conduzem a corda que puxa a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré. Sob forte calor, os fiéis seguem agarrados à corda em uma emocionante demonstração de fé.

Sacrifício e fé: romeiros acompanham o Círio agarrados à Corda. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Sacrifício e fé: romeiros acompanham o Círio de Nazaré agarrados à corda (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)
 
Pedaços da corda são disputados pelos promesseiros ao fim da procissão. Para que ela não seja rompida antes da chegada da berlinda em seu destido, a arquidiocese de Belém realiza desde 2011 uma campanha pelo não corte antecipado da corda. No entanto, às 9h55, romeiros informaram que a corda foi cortada perto da quinta estação.

Corda cortada (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Apesar dos esforços para evitar o rompimento da
corda, devotos a cortaram antes do fim do Círio
de Nazaré (Foto: Reprodução / TV Liberal)
 
A Corda faz parte do Círio desde 1855, quando, por causa de uma forte chuva, a feira do Ver-o-Peso ficou inundada. Na época a berlinda era conduzida por um carro de boi, que não pode passar. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a Berlinda.
 
Desde o Círio 2004 a diretoria da festa alterou o formato da Corda nas procissões, que deixou de ser em forma de “U” para ser linear. Na Trasladação e Círio de 2014, a Corda continua sendo dividida em núcleos (da Cabeça e da Berlinda) e estações (são cinco, ao todo) com cordões de isolamento feitos pela Guarda de Nazaré e fuzileiros da Marinha do Brasil.
 
O Núcleo da cabeça da corda, com 11 metros, foi conduzido por cerca 92 pessoas. As cinco estações, cada uma com 6 metros, foram levadas por quase de 50 promesseiros.

Círio Fluvial (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
Círio Fluvial reuniu cerca de 400 embarcações
(Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
 
Procissões de sábado

 Na manhã de sábado (10), devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram de três procissões do Círio 2015, em Belém. A movimentação dos católicos paraenses começou às 5h30 com a Romaria Rodoviária, que levou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Igreja Matriz de Ananindeua até o trapiche de Icoaraci, de onde saiu o Círio Fluvial, a tradicional procissão pelas águas da baía do Guajará.
 
Após a chegada do Círio Fluvial, seguiu a Moto Romaria, procissão que reuniu 40 mil pessoas em 15 mil motos do cais de Belém até o colégio Gentil, onde a imagem ficou até a procissão da Trasladação, realizada na noite de sábado (10). A romaria noturna percorreu 3,7 km, no trajeto inverso do Círio. Estima-se que 1,4 milhão de devotos tenham participado da Trasladação, que terminou após 6h de caminhada pelas ruas de Belém.

Imagem chega à Basílica após 3,6 km de percurso no Cìrio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)Imagem chega à Basílica após 3,6 km de percurso no Cìrio de Nazaré. (Foto: Natália Mello/G1)
 
Berlinda enfeitada com flores trazia a imagem de Nossa Senhora. (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)Berlinda enfeitada com flores trazia a imagem de Nossa Senhora no Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Yuri / G1 PA)
 
De joelhos, romeiro segue em direção à Basilica e conta com a solidariedade de outros devotos. (Foto: Natália Mello/G1)
De joelhos, romeiro segue em direção à Basilica e conta com a solidariedade de outros devotos no Círio de Nazaré (Foto: Natália Mello/G1)
 
Devotos agradecem a casa própria. (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)Carregando miniatura na cabeça, devoto agradece a conquista da casa própria na procissão do Círio de Nazaré (Foto: Gil Sóter/ G1 PA)
 
Fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário