Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Implantação da APAC em Balsas Avança a Passos Largos

Voluntários do curso de formação método APAC
 (foto: Emanuel Lemos)
 
Neste sábado (24) ocorreu a 11ª aula do curso de formação de voluntários, método APAC, em que teve com palestrante Enoque Barreto Filho, presidente da APAC em Pedreiras – MA. Uma das unidades mais avançada em atendimento, que hoje trabalha com 94 recuperandos.

Balsas é uma cidade com altos índices de criminalidade, e trabalha para concretizar o sonho de ter uma APAC. O curso de formação de voluntário, prepara e capacita a mão de obra para gerir a unidade e sobretudo para recuperar os presos.

Para se aplicar o método APAC é necessário que se tenha um local próprio. Sem a presença da polícia, dos agentes penitenciário. Mas com, com os voluntários e os próprios recuperando que trabalham para manter o bom funcionamento da unidade.
 
No período da manhã aconteceu uma reunião com os idealizadores do projeto, tratando do processo de implantação do Centro de Reintegração Social (CRS) em Balsas que está bastante avançado. Um terreno próprio foi adquirido, agora os idealizadores trabalham para obter o projeto de engenharia de planta da obra, para viabilizar a construção, firmar convênio com o estado que tem a responsabilidade de recuperar pessoas que cometeram crime.
Voluntários do curso de formação método APAC
(foto: Emanuel Lemos)
Regularizar a documentação da prefeitura tem sido um desafio, devido a burocracia existente e os valores de taxas e impostos elevados para uma instituição social que vive de doações. Nossa programação é firmar os convênios com o estado e com as entidades dispostas a apoiar a construção em 2016. Disse o Pe. Carlos Bianchi um dos idealizadores do projeto. “É possível mudar de vida, nós acreditamos e queremos criar as condições para que essa recuperação aconteça. Possibilidade estudar, trabalhar, rezar, encontrar com as pessoas e com Deus, reconstruir a própria vida." Concluiu o Padre.
 
A APAC é para todos. Não é vida boa para preso. Há uma disciplina rigorosa: com horários para acordar, para trabalhar, para se recolher e exigências de bom comportamento na unidade. A APAC pune, cumpri a lei de execução penal, mas tem a proposta de recuperar o ser humano. Desde o 1º dia do cumprimento da pena o recuperando terá que se adequar a metodologia que vai propor reflexões, atendimento espiritual e psicológico para que ele entenda o motivo daquele erro, e a partir disso acontecer a mudança de vida, que será comprovado quando esse recuperando alcançar a liberdade. A reincidência de crimes por recuperando da APAC é de 4% enquanto no sistema convencional beira 90%, afirmou Yuri Sousa, psicólogo da APAC de Pedreiras – MA.
 
Para construir e/ou manter o Centro de reabilitação Social (CRS) em funcionado, é preciso mobilizar a sociedade, os empresários, os políticos, fazer parcerias com a sociedade civil. Convênio com o estado, e ter sócios contribuintes. Os voluntários do curso da APAC em Balsas tem muita disposição para tornar a realidade esse projeto, são pessoas que acreditam. Então apostem na ideia pois quem vai ganhar é a sociedade de Balsas, com a recuperação de pessoas que cometerem crimes, retornando para a sociedade depois de cumprir suas penas. Declarações de Enoque Barreto Filho, presidente da APAC em Pedreiras – MA.

APAC: Um Modelo de Humanização do Sistema Penitenciário que possui uma metodologia de valorização humana, oferecendo, aos condenados, condições de recuperar-se. A referida entidade tem o propósito de proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça.

APAC - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado / Amando ao Próximo Amarás a Cristo, são os dois conceitos; dois sentidos que a representam. A primeira APAC nasceu em São José dos Campos (SP) em 1972 e foi idealizada pelo advogado e jornalista Mário Ottoboni e um grupo de amigos cristãos.
         
 
Fonte: Diário de Balsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário