Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 17 de outubro de 2015

Por Aldo Gomes - Uma Palavra aos Pedreirenses

Aldo Gomes - Secretário de Planejamento/Pedreiras

 

Há poucos dias postei no meu face um pequeno informe, o mínimo desejável, sobre a minha saída do cargo de secretário de agricultura e admissão no cargo de secretário de planejamento de Pedreiras.
 
Como todos sabem, não é um cargo eletivo, mas de confiança do prefeito municipal, que por sua vez foi escolhido pelo povo que nele confiou para ocupar esta posição de grande honra. Pensando nessa direção continuo me sentindo bem e valorizando as oportunidades, assim como acreditando em um saldo positivo quando do balanço conclusivo da atual gestão. Na verdade, do contrário já teria pedido para sair.
Como titular da secretaria de agricultura pecuária e pesca SEAP, por esses dois anos e nove meses, considerando as dificuldades conhecidas, creio ter conseguido algumas conquistas somatórias não só do ponto de vista tocável, concreto, mas idem do ponto de vista imaterial. No primeiro aspecto conseguimos, ainda que não com a efetividade desejada: _ executar com as máquinas do PAC obras importantes para a agricultura familiar na construção de reservatórios d’água e reforma de micro barragem para irrigação de produtos destinados a programas oficiais do governo federal, PAA e PNAE; _ atuamos na Criação da Lei de Fomento à Pesca e Aquicultura do Município e doamos simultaneamente 80 kits de pesca artesanal a esta categoria de pescadores; _ atuamos também junto ao Prefeito e Câmara Municipal na criação do Programa REDESIM-Empresa Fácil, que dará apoio aos micro e pequenos empresários, em especial, desburocratizando e minimizando custos de suas atividades e possibilitando ao município aumentar a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ICMS em 30 a 50% ou mais; _ deixamos em fase final de aprovação pelo Legislativo a Lei que rege o Serviço de Inspeção Municipal SIM, exigida pelo governo federal para inspeção de produtos de origem animal fornecidos aos programas oficiais de alimentação e abastecimento; _ criamos o Programa "O Campo na Classe Média", do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, com o Projeto "de porteira a porteira", com a previsão de cadastramento de mais de mil agricultores e produtores rurais do município, sendo que entrará nos cofres do município, por agricultor cadastrado, R$ 60,00, perfazendo um total de aproximadamente R$ 80.000,00/mês, via secretaria de agricultura, para utilização na melhoria das atividades desta classe.
 
As conquistas de ordem imaterial, igualmente importante foram: _ conscientização dos agricultores familiares sobre seus direitos e sua participação na gestão pública; _ luta e avanços na elevação do conceito e imagem da secretaria da agricultura, acompanhada da ação paralela de criação da Associação dos Secretários Municipais de Agricultura da Região do Território da Cidadania do Médio Mearim I ASEMART, contendo 16 municípios, incluindo Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes e Joselândia; _ execução de serviços utilizando as máquinas do PAC em benefício dos agricultores familiares na zona rural e, enfim, tudo isso representando uma corajosa quebra de conceitos e costumes e de velhos paradigmas. Sugerimos ao novo secretário de agricultura, técnico em agropecuária Leônidas Castro Bezerra, quanto possível, dar continuidade a estas conquistas e ampliá-las, conforme lhe aprouver.

Percebo que os pedreirenses são atentos e acompanham os passos de todo o conjunto da administração municipal em todos os tempos e que, salvo raras exceções, agem de boa fé para com a mesma, desejando seu êxito, o que significa boas novas para Pedreiras.
Tal como disse sobre a breve manifestação acima referida considero, e talvez essa visão seja comum, que a secretaria de planejamento é o carro chefe, o cérebro de uma gestão pública. Não sei o que todos pensam da minha disposição para encarar tal desafio ou mesmo se há um claro entendimento de outros do que significa o meu posicionamento diante dessa aceitação, pois as perspectivas da minha atuação nessa importantíssima secretaria já estão manifestadas por muitos nas redes sociais e mídia televisiva e radiofônica, que, para meu conforto, são as melhores possíveis, me deixando com ânimo redobrado para exercer bem este cargo. Quanto às minhas perspectivas são no sentido de ser bem aceito para somar com os que já vem atuando, com grande empenho e esforço para a boa administração de Pedreiras. Não tenho qualquer outro interesse que não seja o de servir bem, fazendo o melhor, de forma prática, simples e útil para o município, pelo qual nutro estima, carinho e cujo povo admiro e onde me sinto bem. Não é meu estilo me derramar em declarações de amor por Pedreiras ou por outro lugar, nem sou contra quem o faz, mas prefiro naturalmente deixar que o alvo concreto ou em potencial da minha dedicação ou os possíveis observadores da minha ação e atuação confirmem isso ou não.
O período do atual mandato, 2013 a 2016, está se esvaindo. Falta pouco para o final. Porém para qualquer gestor, seja quem for e seja qual for o nível da federação, não é o muito tempo ou o muito dinheiro que determina uma grande e bela gestão, mas isto se consegue também com planejamento, no qual estão contidos ingredientes como disciplina, austeridade, acompanhamento e avaliação das ações e redefinição, quando necessário e uma coisa fundamental: a participação do público alvo, considerando o homem, no sentido irrestrito de gênero, o sujeito e não o objeto das ações. Neste exímio tempo de pouco mais de um ano, havendo boa vontade _ e sei que há _ poderemos sentir os primeiros resultados de medidas tomadas com eficácia, tendo em vista que nem todas as iniciativas produzem resultados a médio e longo prazo e que as de curto prazo são aquelas que permitirão ao governo um fôlego maior para prosseguir nos encaminhamentos e buscas dos efeitos ansiados. As medidas vão desde as de natureza simples e orgânicas, de efeitos imediatos, até aquelas mais exigentes, mais rebuscadas, de efeitos de médio e longo prazo, porém que devem ser simplificadas, para fluidez dos resultados, tendo em conta circunstâncias presentes.
Finalmente confirmo que na pasta do planejamento a expectativa é de atuar junto aos colegas secretários, prefeito, servidores com atribuições por ele conferidas e na medida do necessário todos os servidores do município, cada um na sua área de atuação, porém buscando convergências, sempre e invariavelmente no intuito de servir melhor ao povo de Pedreiras, atacando a princípio os problemas que geram mais estrangulamento na operacionalização das ações em andamento, seguindo-se a utilização racional de recursos materiais, humanos e financeiros e suas provisões para evitar a descontinuidade dos programas, projetos e ações em cada área da administração do município.
Não poderia esquecer o papel fundamental das organizações de trabalhadores rurais e urbanos através de suas entidades de classe e o papel da mídia com a qual tenho mantido um relacionamento fundamentado no respeito mútuo, ela que é representada pelos canais de comunicação em geral, que atuam tanto na informação quanto na defesa dos direitos do cidadão, firmando-se no compromisso com a verdade, mostrando erros, mas também acertos, a fim de que possamos almejar dias alvissareiros para todos, sem exceção.
Desta forma, com certeza podemos avançar juntos por uma Pedreiras melhor.

Aldo Gomes
 
Engenheiro agrônomo, Secretário municipal de Planejamento, pós graduado em Planejamento do Desenvolvimento Municipal Sustentável pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA.
 
 
 




 

 
 
 

 
 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário