Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 16 de janeiro de 2016

Novos Ônibus São Entregues Para os Usuários em São Luís


Os novos ônibus apresentados ontem na praça Maria Aragão (Foto: Divulgação)
Mais 24 ônibus novos ônibus foram entregues ontem pela Prefeitura de São Luís para serem usados no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da capital maranhense. A entrega acontece dias após O Estado ter mostrado, na edição do dia 9, que a promessa para a aquisição dos 500 novos coletivos ainda não foi cumprida.

A entrega dos novos veículos aconteceu durante a manhã na Praça Maria Aragão, no centro cidade, contando com a participação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, do presidente do Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luís Medeiros, além de outras autoridades.

Operação – A previsão é que os novos coletivos comecem a entrar em operação ainda este mês na cidade. Antes disso, eles devem passar pelos processos de emplacamento e vistoria no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).

Na lateral dos coletivos consta a data de fabricação deles. Eles também foram pintados de forma padronizada, com as cores cinza e azul, contendo ainda o brasão de São Luís na lateral. Esse passa a ser o visual padrão dos novos ônibus que começarão a circular na capital maranhense de acordo com a Portaria n.º 828/2015.

Ainda ontem foi apresentado o ônibus bidirecional, com portas de embarque e desembarque de passageiros nas duas laterais. Com aproximadamente 15 metros, o veículo tem capacidade para transportar 130 passageiros sendo 38 sentados e 92 em pé. Ele entrará em fase de teste que definirá o custo/benefício de inserir o veículo na frota de transporte coletivo de São Luís.

“Essa é a renovação que o prefeito determinou que implantássemos na cidade de São Luís. Com certeza ela vai dar uma mobilidade e um conforto maior para os usuários de transporte da cidade”, disse o secretário Canindé Barros.

Em 2014, após o término da paralisação dos rodoviários, a prefeitura informou que até o fim de 2015 a capital maranhense contaria com 500 novos coletivos, sendo que os primeiros 250 seriam entregues até o fim de janeiro e o restante até o fim do ano passado, após o processo licitatório que também deveria ter sido realizado ano passado, contudo isso não aconteceu. Na edição do dia 9, O Estado mostrou que a promessa ainda não foi cumprida.

Os 250 foram entregues com atraso. O restante ficou para esse ano, após a licitação. “Nós temos que aguardar essa licitação para que possamos fazer o complemento da frota renovada. Essa renovação vem com a implantação da licitação”, disse o titular da secretaria de trânsito e transportes da cidade.

Audiência – Na quarta-feira, dia 20, será realizada uma audiência pública convocada pela Prefeitura de São Luís que terá como foco a licitação do transporte público, que vai selecionar as empresas para administrar o sistema de transporte da cidade. Esta é a segunda audiência promovida para discutir o sistema e vai acontecer a partir das 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama.

Durante a audiência serão discutidos temas ligados ao sistema de transporte de maneira geral. A ideia é informar, explicar e tirar as dúvidas do cidadão sobre a licitação, os deveres das empresas e o funcionamento do sistema. Na ocasião será apresentado um novo modelo de sistema que a prefeitura deseja colocar em prática.

Entre as medidas do novo sistema estão a elaboração de regras e obrigações a serem cumpridas pelas empresas concessionários do serviço. Entre estas, manter 100% da frota em atividade e a aquisição de ônibus em condições de segurança e conforto nas ruas para servir a demanda.

“Nós temos uma licitação que ocorrerá ainda este ano. Após a audiência nós vamos licitar, ou seja, lançar o edital com regras claras para que as empresas possam participar. Após a finalização do certame vamos ter um novo sistema de transporte de qualidade na nossa cidade”, explicou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Números

24 ônibus foram entregues ontem.

750 mil pessoas aproximadamente utilizam o sistema de transporte coletivo da cidade.

Fonte: oestadodomaranhao/imirante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário