Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Flávio Dino Fará Balanço de Gestão e Poderá Anunciar Mudanças no Secretariado


Flávio Dino - Governador do Maranhão
O governador Flávio Dino (PCdoB) reunirá a imprensa na manhã de hoje, no Palácio dos Leões, para fazer um balanço do seu primeiro ano de governo.

A equipe do chefe do Executivo marcou para às 10h de hoje, uma entrevista coletiva, que poderá contar com a presença de lideranças do Governo, tanto do primeiro escalão da administração pública, quanto da Assembleia Legislativa.

Apesar de a assessoria do governador ter garantido que a coletiva se trata de uma conversa informal, onde Dino fará apenas uma avaliação de sua gestão, a expectativa é de que ele faça o anúncio das primeiras mudanças na estrutura do seu secretariado.

Se Dino mantiver inalterado aquilo que conversou com membros do próprio Governo e com integrantes da bancada governista no legislativo, é provável que ele anuncie, ainda hoje, a junção de pastas e alteração nos comandos de algumas secretarias.

Na última sexta-feira, durante agenda de trabalho, Flávio Dino adiantou a primeira mudança que deverá ocorrer este ano no Executivo.

Ele assegurou que o secretário Felipe Camarão deixará a Cultura logo após o Carnaval, que ocorrerá no início do próximo mês. Na ocasião, contudo, ele não revelou qual seria o destino de Camarão.

“Ainda vamos definir para onde ele vai. O certo é que será uma secretaria mais próxima a mim”, resumiu.

O nome de Camarão já chegou a ser cogitado, nos bastidores, na Casa Civil, na Educação e numa outra pasta que deve ser criada a partir da junção de secretarias ordinárias.

A expectativa também é de que Flávio Dino termine a fusão entre as secretarias de Comunicação, Cultura e Turismo. O titular da Secretaria de Assuntos Políticos, Marcio Jerry (PCdoB), uma espécie de braço-direito de Dino, exerça a função.

Segurança – Na semana passada o governador Flávio Dino determinou a exoneração do coronel Marco Antônio Alves do comando-geral da Polícia Militar do Maranhão.

A exoneração ocorreu logo após o estopim de nova crise na corporação. No dia 8 deste mês, período em que Dino ainda estava de férias, o tenente-coronel Miguel Neto, então comandante do 15º Batalhão da PM em Bacabal, apontou uma arma para um cabo da corporação e seu advogado, durante a apresentação do subordinado ao comandante.

O advogado acabou gravando um vídeo do momento da confusão, que repercutiu negativamente para a Polícia Militar nas redes sociais e na imprensa local.

Os praças do 15º Batalhão da PM chegaram a tentar dar voz de prisão ao comandante, mas ele foi escoltado uma equipe de atuação especial da PM até São Luís. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu a exoneração imediata do tenente-coronel do comando do 15º Batalhão.

Mas, o coronel Alves, ainda no comando-geral da PM, promoveu Miguel Neto ao cargo de Chefe do Estado Maior da corporação, o que provocou revolta entre praças e agentes de Segurança Pública.

Dias depois, Alves deixou o comando da polícia no Estado.

Mais

O período de férias do governador Flávio Dino (PCdoB) foi um dos mais conturbados de sua administração até aqui. Ele chegou a ser desmentido pela Secretaria de Estado e Previdência (Segep) a respeito da do número de policiais militares incorporados ao Sistema de Segurança Pública e enfrentou fortes denúncias de suposto esquema de favorecimento do Governo a facções criminosas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Em 2015 Dino efetuou as primeiras mudanças na equipe de trabalho

No ano passado, primeiro da gestão de Flávio Dino (PCdoB), o governador efetivou as primeiras mudanças no seu secretariado. No mês de agosto, após forte resistência de artistas e grupos culturais – e até de setores da mídia alinhada ao Palácio dos Leões -, o comunista substituiu a professora Ester Marques, da Cultura, pelo secretário Felipe Camarão, que comandava, até então, a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep).

Ester Marques foi deslocada para a integrar a assessoria especial do Governo na execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

No lugar de Felipe Camarão, na Previdência, quem assumiu foi a Lilian Gonçalves, que até aquela oportunidade atuava como adjunta da pasta.

Felipe Camarão, portanto, assumirá, depois do Carnaval, como já adiantou Flávio Dino, o seu terceiro posto no Governo do Estado.

Anunciado em outubro de 2014, logo após as eleições, para a equipe do comunista, Camarão é professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Direito e especialista em Gestão Pública. Ele também é procurador da Advocacia Geral da União (AGU) no Maranhão, de onde está licenciado.

Fonte: oestadodomaranhao/imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário