Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 23 de janeiro de 2016

Nova Pesquisa e TCE Coloca Trizidela do Vale Entre os Municípios Avaliados com o Portal da Transparência


TCE acessando o Portal da Transparência de Trizidela do Vale
A nova pesquisa foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), após o secretário de administração Francisco Rodrigues e o prefeito Fred Maia mostrar que o Portal da Transparência de Trizidela do Vale existe desde ano de 2013 e disponibiliza toda transparência do município.


"Temos o Portal da Transparência sim, e atualizado. Qualquer pessoa pode consultar no celular no computador. Conseguimos provar no TCE e na CGU, após constatar que está tudo correto foi expedida uma certidão negativa pelo Tribunal do Vale cumpriu todas as solicitações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Controladoria Geral da União (CGU), disse o prefeito Fred Maia".

Prefeito Fred Maia concedendo entrevista na Rádio Mirante AM de São Luís
Após toda correção o prefeito Fred Maia concedeu entrevista a Rádio Mirante AM, falando sobre a transparência que está atualizada, e que o município está apto a manter convênio com  o governo do Estado.

Certidão Negativa

Relembre o caso

Apenas 37 municípios do Maranhão estão aptas a firmar convênios com o Governo do Estado de acordo com novas regras estipuladas na semana passada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Após determinação do presidente da Corte de Contas, conselheiro Jorge Pavão, nas certidões emitidas aos municípios há que constar, de agora em diante, se há ou não o descumprimento – por parte das gestões municipais -, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a respeito da transparência.

O TCE dispõe de um levantamento, apresentado pela Controladoria Geral da União (CGU), de todos os municípios que ainda não instalaram os seus respectivos portais de transparência.

De acordo com esses dados, 180 prefeituras ainda não se adequaram à norma e não possuem portais de transparência, o que impede a emissão de certidão de regularidade e, consequentemente, a assinatura de convênios com o Governo do Estado.

“Entendemos que a inclusão do quesito transparência dos municípios nas certidões emitidas pelo tribunal será mais uma ferramenta em favor da sociedade, que anseia pela boa destinação dos recursos públicos e tem o direito de estar bem informada sobre como estão sendo aplicadas essas verbas pelos gestores municipais”, pontua Pavão.

Abaixo a lista completa dos municípios aptos a conveniar:

Açailândia
Balsas
Boa Vista do Gurupi
Campestre do Maranhão
Cantanhede
Caxias
Chapadinha
Davinópolis
Governador Edison Lobão
Imperatriz
Itapecuru
Itinga
João Lisboa
Lago dos Rodrigues
Lagoa do Mato
Lagoa Grande do Maranhão
Lima Campos
Matões do Norte
Olho d''''Água das Cunhãs
Paço do Lumiar
Paraibano
Paulo Ramos
Pedro do Rosário
Peri Mirim
Pindaré-Mirim
Santa Inês
Santo Amaro do Maranhão
São Benedito do Rio Preto
São Francisco do Brejão
São João do Soter
São José de Ribamar
São Luís
São Mateus do Maranhão
São Roberto
Timom
Vargem Grande
Zé Doca

Nenhum comentário:

Postar um comentário