Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 14 de novembro de 2015

ASSASSINATO DO BLOGUEIRO ÍTALO DINIZ: A AGÊNCIA BALUARTE EMITE NOTA DE REPÚDIO

''A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que passa perto e ao longe, enxerga o que malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam ou roubam, percebe onde lhe almejam ou nodoam, mede o que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça''. 

Ruy Barbosa

Blog tinha clara motivação política, conforme descrição (Foto: Reprodução)

O assassinato do Blogueiro Ítalo Diniz ocorrido nesta sexta-feira(13) na cidade de Governador Nunes Freire-MA, abriu, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.

Ítalo foi morto a tiros por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. O crime, até aqui tratado como um fato isolado pelo Governo do Estado, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdem  às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão necessária aos povos, a imprensa.

Forçando em mais essa tentativa calar a grande parte da imprensa maranhense que trabalha hoje na Blogosfera, o atentado contra a vida do Blogueiro, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seus executores banalizar o triste acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da comunicação e população maranhense.

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam se sacralizar como verdades absolutas na conjuntura social e agora  investem contra a imprensa. Instituição imexível que jamais poderia ser tocada diante de sua inalienável condição de mediadora de princípios sociais históricos e proporcionadora de equilíbrio entre poderes e populações.

O assassinato do caro colega, profissional atuante no seguimento, gera revolta a todos os demais companheiros que pedimos a elucidação imediata do caso e rigor nas apurações, assim bem, como a prisão de todos os culpados. A Agência de Notícias Baluarte, a Equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio pela violência contra o Blogueiro Ítalo Diniz e ratificam total compromisso contra toda e qualquer impunidade.

Fernando Atallaia


Blogueiro, Editor-Chefe do Blog ANB Online 

Um comentário:

  1. e com preocupação que se ver mais um caso de intolerância contra um blogueiro mas eles vão se acostumar pois a imprensa da grande mídia também é a grande culpada nesta pratica de esconder as noticias dos corrupto para se beneficiar deles, nos não ganhamos com isso queremos espaço para defender uma democracia plena aonde todos sejamos iguais e não os políticos corruptos que são assassinos de nossos jovem nossas culturas e liberdade eles não vão nos calar

    ResponderExcluir