Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 14 de novembro de 2015

Antes Tarde do Que Nunca. Comitiva Visita Local que Está Sendo Captada Água do Rio Mearim Para a Termoelétrica da PGN

 
São inúmeras as interrogações sobre o que poderá acontecer a partir de agora, que a empresa Parnaíba Gás Natural começou a captar a água do rio Mearim, no Povoado Pau D' Arco.
 
Tentando saber da realidade, uma comitiva formada por alguns vereadores de Pedreiras, Trizidela do Vale e integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, esteve no povoado Pau D'Arco, visitando o local que está sendo realizada a captação de água do rio Mearim, simplesmente para uso da termoelétrica no município de Santo Antônio dos Lopes.
 
 
Vale ressaltar, e lembrar a todos, que o processo foi autorizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recurso Naturais (SEMA), na gestão da ex-governadora Roseana Sarney, e chegou a ser publicado através do Diário Oficial do Estado do Maranhão, consolidando assim, licença ambiental para tal prática.
 
Vereador Elias Bento tirando fotos do local
De lá pra cá, o que mais se via nas vias urbanas e na MA-381, eram carretas gigantes, superlotadas de máquinas que fizeram o trabalho no local de exploração da água do rio Mearim, mas parece que poucos se importavam com o que poderia acontecer, ou com o que irá acontecer, de acordo com o processo. Mas, como dizem, que nunca é tarde para se arrepender, essa mesma comissão que tem, inclusive, o ex-secretário de infraestrutura e obras do município de Pedreiras, hoje, vereador Elias Bento, que teria assinado o "OK" para a realização da obra, sentiu, agora, a necessidade de olhar de perto o tamanho do estrago, que está deixando todos preocupados.
 
 
A ideia de ir conversar com os responsáveis pela construção é válida. Perguntaram, ouviram, tiraram fotos, fizeram tudo, como  deve proceder diante  de uma situaççao dessa, tudo dentro dos conformes. Resta saber, inclusive, e, essa é uma pergunta que todos, com certeza gostariam de fazer, é a seguinte: Depois que tudo foi construído, está funcionando, inclusvie já foi comprovado desperdício de água durante a captação, desmatamento; será que vai mudar alguma coisa, após a visita? 
 
 
O Blog ainda não teve a oportunidade de ouvir ninguém que fez parte da comitiva, mas esperamos, pelos menos, que todas as cobranças feitas por essa comissão, acredito, que perguntaram pela licença ambiental, e como irão recuperar a área desmatada, possam dar um novo sentido, e respostas urgentes  à população.
 
Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes -MA
 
Em conversa com o ex-secretário de Meio Ambiente de Pedreiras Edilson Branco, via whatsapp, ele disse, que, mesmo com o licenciamento ambiental expedido, há possibilidade de questionamentos e inclusive de suspensão da capatação da água do Rio Mearim.

Vamos aguardar.

Veja essa produção da ENEVA, (ex-MPX) empresa responsável pelas usinas. Tudo muito bonito.
 
 

Fotos: Zeca

5 comentários:

  1. É lógico que há danos ambientais. Mas o dinheiro fala mais alto, e isso ai vai continuar até que o rio se acabe e a população é que vai sentir mais os efeitos dessa devastação de nosso Mearim.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta nesse momento esses abestados estarem se preocupando com o que pode acontecer futuramente.Houve audiências públicas antes da implantação desse projeto.Compre-me um bode.

    ResponderExcluir
  3. Não adiante nesse momento essas pessoas estarem fazendo sensacionalismo.

    ResponderExcluir
  4. O que devia ser feito já passou de tempo. Os que poderian ter interrompido o processo contribuiram pra que ele acomtecesse. Agora é tarde. Essa empresa quando veio fez reuniões colheu assinaturas fez tudo legalizado e eles não fariam todo um investimento desse que ja foi feito, atoa não. No inicio a população e autoridades só visaram o lucro o progresso e agora querem chorar o leite derramado.

    ResponderExcluir
  5. O rio ja está se acabando tudo por culpa dessa população omissa q vive com o traseiro colado na poltrona vendo nossa princesa se acabar com essa péssimo administração e agora pra piora o desvio de nosso rio .

    ResponderExcluir