Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

domingo, 15 de novembro de 2015

Allan Roberto. Minha Opinião

Allan Roberto - Médico
Se eu não fosse médico, seria historiador ou sociólogo. Costumo observar os fatos sociais pelo prisma da História e/ou do Cientista Social. A respeito desses atentados em Paris e do terror que o Estado Islâmico impõe em suas práticas de guerra, vejo as pessoas em solidariedade à França mudando suas fotos de perfil no Facebook e WhatsApp  para a bandeira francesa. Belo gesto de solidariedade. Mas eu não o faço!  Não por apoiar o terror ou não ser solidário à França! É que entendo que a situação da violência e da corrupção no  Brasil é tão mais grave e faz diariamente muito mais vítimas, e esse é o pior tipo de terrorismo que existe, que eu preferiria então botar no meu perfil a bandeira brasileira.

E só lembrando: o Estado Islâmico, autor dos atuais atentados, foi ajudado pelos Estados Unidos e pelas potências européias para derrubar o ditador egípcio há 05 anos. A partir daí ele se fortaleceu.
Da mesma forma que Saddan Hussein foi gestado pelos mesmos Estados Unidos na guerra Irã x Iraque nos anos 80 e transformou-se naquele monstro indomável e sanguinário.
 
É assim: eles criam os monstros, os alimentam e vitaminam, suas criaturas voltam-se contra seus criadores, eles perdem o controle sobre seus monstrengos e o mundo torna-se refém desses bárbaros que eles criaram para seus objetivos políticos e econômicos em outras nações no passado. Depois têm que gastar milhões de dólares e ceifar milhares de vidas para combatê-los...

Minha solidariedade às vítimas.  Mas minha reflexão crítica a essa forma de fazer política internacional desrespeitando soberanias e culturas seculares.

E entendam: enquanto apenas 09 economias mundiais dominarem as mais de 200 outras existentes, não haverá justiça social no mundo. O maior vai sempre querer sugar e mandar no menor, que se defenderá da forma que puder e lhe é peculiar.

Nosso país é campeão em violência e corrupção. E o que é a corrupção se não a pior forma de terrorismo e violência, aquela violência silenciosa, sem bombas ou fuzis, que mata sem uso de armas barulhentas. Mata pela falta de assistência à saúde, à educação,  mata de fome, mata de sede, e nos cobre de vergonha mundo a fora pela impunidade lavada a jato, para que o povo de curta memória esqueça de tudo e a permita permanecer ad eternum.

Por que não nos cobrimos com a bandeira da cidade mineira de Mariana pelo desastre que sofreu de prejuízos ecológicos incalculáveis, 500 mil pessoas sem água potável, dezenas de mortos patrocinadas pela corrupção da falta de fiscalização e manutenção daquela barragem, pois as empresas proprietárias visavam mais o vil metal que o material humano e biológico do entorno?

Solidariedade, sim! Mas não mudaremos o mundo se não começarmos as mudanças primeiro por nós,  por nossa casa, nossa cidade, nosso país.

10 comentários:

  1. "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
    Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram
    meu outro vizinho que era comunista.
    Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram
    e levaram meu vizinho católico.
    Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram;
    já não havia mais ninguém para reclamar..."

    (Martin Niemöller)

    A missão do Estado Islâmico é aniquilar todos, todos que não pensam como eles em qualquer canto do planeta.

    Vai dizer que não tem nada a ver com o povo brasileiro?
    Vai dizer que não há com o que se preocupar?

    Leia novamente o texto!!!...

    ResponderExcluir
  2. O comentário é para os americanos? Deve ser. Vai ser burro assim na hora de analisar. Allan diz uma coisa, o sujeito reitera abaixo com o texto que não é dele e quando vai comentar, mela a cara de merda com as duas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Os homens que a humanidade hoje cultua como gênios foram todos hostilizados em sua época como loucos. E só reconhecidos como gênios décadas ou séculos depois.
    Temos que admitir: Pedreiras tem um gênio e chama-se Allan Roberto.
    O papel do gênio é esse: enxergar o que a maioria medíocre não percebe.
    Tem como rebater um texto desse? Genial é pouco.
    Parabéns, doctor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. O doutor foi fundo. O homem é bom mesmo. Pensei que só entendia de nossa politiquinha daqui mas entende até de política internacional e seus desdobramentos. Pena que "Santo de casa não faz milagre".

    ResponderExcluir
  5. O terrorismo está se alastrando,todos devemos lamentar.Ser eliminado"decapitado,queinado vivo,fuzilado,nao ter o direito de existir" por pensar e agir de forma diferente , é a mais grave tragédia humana.Corrupçao; simples não vote em corrupto.E temos muitos monstros que vão se armar em breve...e o terrorismo vai fazer parte das nossas aflições.Erros estruturais,ambientais,politicos podem ser corrigidos,mas como combater o odio assasino que fica guardado e protegido na fantastica maquina humana,como nos proteger disso!?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto. Excelente reflexão. Está aí um dos maiores intelectuais que temos é uma mente dessa magnitude com certeza tem muito a contribuir para a solução dos problemas de nossa cidade.
    Estava com saudades dos artigos do Doutor.

    ResponderExcluir
  7. Todos estão querendo aniquilar a todos desde o momento em que todos não pensem iguais.

    Joaquim Filho
    (99) 98110.3668

    ResponderExcluir
  8. Caro Dr. Allan, permite-me pedir que apenas insira dados oficiais quanto aos fatos como quando diz, um dos paises mais corruptos, onde só perdemos para ditaduras africanas e outras medíocres mundo afora, somos assim 84ª; ainda de coo-relacionar os fatos entendendo que Mariana foi um acidente podendo ser evitado não fosse os insanos governos que não fazem seu papel de fiscalizador, com raízes locais. noutro caso o ataque terrorista tem uma dimensão mais global, por não deixar inseto aqui também nosso povo, nossa terra de tais. Vale, contudo reconhecer que o número de vidas francês perto do nosso, é insignificante, embora só em quantidade, pois o valor humano estar onde há preservação e valorização desta, independente de quanto. Penso.

    ResponderExcluir
  9. Falou o Arnaldo Jabor dessas plagas de cá.
    Parabéns doutor.
    Orgulho de ser sua conterrânea.

    ResponderExcluir
  10. A mente brilhante com engodos literários,encanta sempre a ignorância,achando facilmente aplausos e seguidores.Nao pleteio ser vulto...
    O que subordina o homem é a sua ignorância,
    Sou livre pra pensar com meus proprios neurônios e minhas sinapses.

    ResponderExcluir