Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Energia Solar Já é Uma Realidade em Pedreiras



Fotos: Sandro Vagner
Energia solar é um termo que se refere a energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

O custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação.

A grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados, o tamanho da empresa (empresas maiores tem mais poder de compra e compram mais barato) e a complexidade da instalação. Se fossemos comparar com carros, os sistemas mais baratos poderiam ser comparados com um carro da marca "Hyundai " e os mais caros com um carro da marca "BMW / Lexus". Deixamos para você decidir qual faz mais o seu estilo!

Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

Energia Solar Fotovoltaica

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.

As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. Além dos painéis fotovoltaicos, também se utilizam filmes flexíveis, com as mesmas características, ou até mesmo a incorporação das células em outros materiais, como o vidro. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas (fonte: internet).


Esse sistema, você consumidor de residências ou empresas já pode adquirir em Pedreiras, através da EletricaNeves, que acabou de instalar um poste com energia solar em frente ao Hotel San Pedro.


Por enquanto, apenas uma vitrine para matar sua curiosidade, mas nos próximo dias todas as iluminarias em frente ao Hotel irão funcionar pelo sistema de solar.

"Estamos satisfeitos em poder mostrar essa evolução aos pedreirenses, e toda região, e, muito em breve irão testemunhar o quanto é importante esse empreendimento, não só no bolso, em termo de economia, mas também na preservação do meio ambiente", disse Fabrício Freire, um dos sócios da empresa em Pedreiras. 


Quem quiser obter mais informações sobre energia solar em Pedreiras, ou fazer um orçamento sem compromisso, é só entrar em contato pelo telefone (99) 3642 - 2075/ Whatsapp (99) 99144-9281.

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Que evolução fantástica! Louvável e Belíssima Iniciativa

    ResponderExcluir
  3. Felizmente os ventos de mudança começam a pairar sobre nossa cidade, a passos de tartaruga com cãibra, mas sim, não diminui o valor desse investimento no futuro, naquilo que ainda nos resta de meio ambiente, um bom exemplo a ser seguido por uma classe que muito tem sugado nosso meio ambiente, seja no tocante aos recurso, seja no tocante aos espaços, sem nenhum retorno concreto e despretensioso! Venha o futuro, que seja melhor, bem melhor que o presente!

    ResponderExcluir