Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Santuário de São Benedito realizou 1º Concurso de Bandas e Fanfarras no ‘Anfiteatro Dom Jacinto Brito'

 
 
O Santuário de São Benedito junto ao Departamento de Cultura do referido Santuário realizou nessa quinta-feira, 24, com início às 20h, no Anfiteatro Dom Jacinto, o 1º Concurso de Bandas e Fanfarras que sem nenhuma dúvida foi um sucesso do começo ao fim, pois a população de Pedreiras, Trizidela do Vale e de outras da região, souberam honrar ao chamado e da proposta que apresentou o projeto inédito que contou com um grande número de participantes.

 

 
Segundo o coordenador do Concurso, Júnior Menezes, que conversou conosco em “off” antes da realização do evento, as Bandas Marciais Escolares proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal que as crianças e adolescentes têm com a música e com a prática instrumental. Júnior pensa que esses adolescentes, levados pelo entusiasmo e incentivo de colegas que já participam da corporação musical, os novos integrantes começam sua jornada sem dar conta que ingressaram no “mundo da música”. Muitos participantes identificam-se com a arte musical e vão à procura de escolas específicas de música com a finalidade de desenvolver técnicas e aprofundar conhecimentos objetivando uma formação profissional. Enquanto outros, mesmo sem demonstrar muito interesse em perspectivas profissionais, são musicalizados e com orgulho ostentam o estandarte da escola querida.
 



 
Sete (7) Bandas Marciais participaram do 1º Concurso de Bandas e Fanfarras, sendo que havia oito (8) inscritas, mas por alegação de falta de apoio do gestor municipal da cidade, que não disponibilizou transporte para os componentes, a Banda Marcial Maestro Abraão Bezerra, da cidade de Poção de Pedras-MA, cujo maestro é o jovem Alfredo Neto – Netinho - que procurou a coordenação do evento e comunicou a triste notícia da razão pela qual a sua Banda não iria participar. Lamentável!




 
Eis aí os nomes das Bandas Marciais que participaram do 1º Concurso de Bandas e Fanfarras e suas respectivas representações e ordem de apresentação segundo sorteio:

1º - Banda Marcial Newton Belo, da cidade de Joselândia-Ma, regente Igor Arauche;
2º - Banda Marcial Zeca Branca, da cidade de Pedreiras-MA, regente Walterlins;
3º - Banda Marcial Herschell Carvalho, da cidade de Pedreiras-MA, regente Juvenil;
4º - Banda Marcial Batista Eleutério Rocha, da cidade de Pedreiras-MA, regente Igor Aroúche;
5º - Banda Marcial Oscar Galvão, da cidade de Pedreiras-MA, regente Alex;
6º - Banda Marcial Carlos Martins, da cidade de Pedreiras-MA, regente Nilminha;
7º - Banda Marcial Nweton Belo, da cidade de Trizidela do Vale-MA, regente Walterlins.
Segundo o regulamento as Bandas tinham um tempo de 20 minutos de apresentação, e o tempo passava a ser contado a partir do momento em que a faixa era rompida com a entrada dos membros no espaço do Anfiteatro.


 
 
Tivemos na abertura a apresentação da Banda Marcial Santa Cecília, com o regente Júnior Menezes que entoou algumas canções do nosso cancioneiro popular e finalizou com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Padre José Geraldo Teófilo deu as boas-vindas. O regulamento do Concurso foi lido pela jovem Vanessa Lima.

 
O Corpo de Jurado foi composto pelos profissionais da área da música: Francinaldo Guimarães, maestro e professor de música; Kevin Hendall, músico, cantor e compositor; Jamile Lima, Bailarina e professora de dança, da cidade de Paragominas-PA e Ianne Thais, professora de dança e expressão corporal. Ainda no auxílio do corpo de jurados estiveram dando apoio na conferência das notas: Tânia Suélida, Elbert e Rafaelle Alves.



 


As premiações e seus respectivos apoiadores foram as seguintes:

1º Lugar 1.500,00 e troféu (Prefeitura Municipal de Pedreiras, Prefeito Totonho Chicote; FUP, Cajueiro Pachêco e Secretaria de Educação de Pedreiras, Iaciaria Rios); 
 
2º Lugar 1.000,00 e troféu (Associação Padre Pedro Bach);
 
3º Lugar 500,00 e troféu (Dr. Lenoilson Passos e Valdirene Silva).
Resultado final de acordo com o corpo de jurados que analisou de forma transparente e imparcial ficou da seguinte forma:


 
PRIMEIRO LUGAR – Banda Marcial Newton Belo, 10,72 – Trizidela do Vale – Walterlins;
 
SEGUNDO LUGAR – Banda Marcial Batista Eleutério Rocha, 10,64 – Pedreiras – Igor Arouche;
 
TERCEIRO LUGAR – Banda Marcial Oscar Galvão, 10,24 – Pedreiras – Alex.



 
No mais, foi uma linda festa e todos que se envolveram nesse projeto estão de parabéns pela belíssima festa que deixou a todos os presentes encantados.


Por: Joaquim Filho

Fotos: Bete Costa e Francisca Alencar

Um comentário: