Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Adeus "Camarada" Amendoim

"Amendoim"
O futebol, as quadrilhas juninas, os grupos de piadas, familiares e amigos amanheceram mais tristes hoje em Pedreiras. Morreu, em São Luís no Centro Médico, o nosso conhecido "Amendoim" ou Camarada, como era chamado.
 
Amendoim e a esposa Tânia
 
Carlos Alberto de Sousa, era seu nome, mas, poucos sabiam dessa identificação. Amendoim lutava contra um câncer no estomago, consequência da saúde debilitada devido a inalação do famoso veneno, quando era guarda da ex-SUCAM, o conhecido "DDT".
 
O DDT (sigla de diclorodifeniltricloroetano) é o primeiro pesticida moderno, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo. Sintetizado em 1874, suas propriedades inseticidas contra vários tipos de artrópodes só foram descobertas em 1939 pelo químico suíço Paul Hermann Müller, que, por essa descoberta, recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1948.
 
O pesticida é sintetizado pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalisador. O estado químico do DDT é sólido em condições de temperatura entre 0° a 40 °C. É insolúvel em água, mas solúvel em compostos orgânicos como a gordura e o óleo e tem um odor suave.
 
Trata-se de inseticida barato e altamente eficiente a curto prazo, mas a longo prazo tem efeitos prejudiciais à saúde humana, como demonstrou a bióloga norte-americana Rachel Carson, em seu livro Primavera Silenciosa (ou Silent Spring, no original). De acordo com Carson, o DDT pode ocasionar câncer em seres humanos e interfere com a vida animal, causando, por exemplo, o aumento de mortalidade entre os pássaros. (Pesquisa Wikipédia).
 
Amendoim não foi o único a morrer devido ter trabalhado com esse veneno perigoso. Kennedy, também sucanseiro, morreu da mesma forma, e outros trabalhadores da saúde.
 
Uma comissão há muito tempo tenta mostrar as autoridades os malefícios, levando em anexo os óbitos. O caso já chegou a Brasília, mas até agora, nenhum resultado.
 
Nossas condolências à família do nosso querido "Amendoim". Esse apelido jamais será esquecido entre nós.
 
Ádila (filha) e Amendoim
 
Vá em PAZ CAMARADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário