Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 1 de agosto de 2015

Com a Palavra o Padre Ribamar Gomes - O MITO E AS PALAVRAS



Pe. Ribamar Gomes
Sabemos que a critica a mito de forma sistemática começa a surgir com o filosofo Platão, mas este não o desprezou por completo. Chegou a afirmar que o mito era as vestes dos mistérios e que somente as verdades pequenas, inferiores andavam nuas, já as verdades superiores tinham como roupa os mitos. Podemos perceber que o mito se forma de indagações sobre realidades que estão além do nosso cotidiano. O mito resiste aos esforços modernos de reduzir a existência somente ao mundo físico-material. É uma atividade humana natural, não destrói e nem ataca a razão, não embota o desejo de conhecer a verdade cientifica e nem ofusca suas definições.


O nosso interesse aqui consiste na relação entre palavra e mito. Vamos começar analisando a palavra pânico. Alguns autores definem o pânico, não somente como sinônimo do medo, mas como algo maior. A diferença consiste que no momento de pânico você não tem mais tempo para raciocinar, o único que surge com todas suas forças é o impulso/instinto de sobrevivência. Pânico é a reação quando temos a nossa frente o que nos causa terror, por isso, o pânico é incontrolável.

Em grego, pânico é uma composta PANIKOS, PAN= semideus grego e OIKOS = casa. Na mitologia grega pânico significava ter medo da casa do semideus Pan. A atividade deste semideus era a de pastor de ovelhas. A parte superior do seu corpo tinha forma humana e a inferior de cabra. E espantava a todos que se aproximavam de sua casa, surgindo de surpresa junto a suas vitimas, chegando até mesmo matar a algumas. Então, todos tinham medo de se aproximar da casa (oikos) do semideus (Pan). Daqui vem a origem da palavra pânico. Também essa é a razão do demônio no cristianismo está associado a figura da cabra. É influencia da mitologia grega. 

Os fenômenos naturais têm uma incrível capacidade de assombrar o ser humano e, por isso, muitos foram transformados em mitos, como por exemplo o Arco-íris que é um fenômeno cheio de beleza e sempre despertou a imaginação do homem das diversas culturas. Cientificamente todos sabemos como se forma o arco-íris, mas o aproximar-se a ele desde o ponto de vista mítico é sempre mais atrativo. A palavra ARCO-ÍRIS, sua origem está relacionada com a deusa íris. Iris ou eiro em grego significa aquele que leva uma mensagem (mensage – eiro ). Iris vivia no Olimpo, era neta de um deus marítimo (Ponto) e de Gea a deusa terra. Ela reunia em si conhecimentos do céu, da terra e do mar, tinha que atravessar o céu, o mar para chegar a terra e transmitir aos homens a mensagem de zeus. O arco-íris ocupa sempre estes três espaços: céu, agua e terra. Em suas viagens íris, levava consigo um pote de ouro que jogava nas nuvens produzindo chuva para a fertilização da terra. Sempre aparecia depois das tormentas e com suas cores transmitia a mensagem de paz a humanidade.  Desde da mitologia grega o arco-íris representa a relação pacifica entre a humanidade e os deuses.


A outra palavra é PUTA, esta é a forma negativa que as vezes definimos as mulheres que sobrevivem do sexo. Na mitologia grega, Demeter é a deusa da agricultura. E seu amor materno lhe levou ao infra mundo em busca de sua filha Perséfone. Rumo ao mundo subterrâneo foi acolhida e ajudada pelo rei Elísios. Como forma de agradecimento Demeter ensinou a um dos filhos do rei a arte da agricultura e com o mesmo teve uma filha, semideusa, por nome de PUTA, a menina nasceu com o dom de cultivar e podar arvores, atividade que aumentava e melhorava a produção dos frutos. A reputação da semideusa se espalhou por toda a Grécia e os agricultores começaram a celebrar todos os anos a festa da poda em homenagem a semideusa. Só que nestas festas o primeiro convidado era Dionísio, o deus do vinho e do prazer sexual. O certo é que Dionísio com sua corte não só incentivava a orgia nesta festa como também exigia pagamento, foi a partir daqui que a semideusa Puta começou a ser relacionada com o sexo e o dinheiro, mas na sua gêneses era uma semideusa da agricultura.  Em latim a palavra putabis, significa podar.  Esta semideusa sempre permaneceu jovem, por isso que em Portugal a palavra puto significa menino. Em latim temos o verbo “puto” que tem dois significados: podar e pensar. No poeta Virgílio encontramos a expressão: “ me perdiit iste putus”, perdi a este menino. 

Por: Padre Ribamar Gomes (Salamanca - Espanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário