Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 29 de agosto de 2015

PDT ganha 17 prefeitos e fortalece sua presença nos municípios do MA


PDT ganha 17 prefeitos e fortalece sua presença nos municípios do MA
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou ontem o Encontro Estadual filiar 17 prefeitos do Maranhão. Na lista dos novos pedetistas estão Edivaldo Júnior (São Luís), Léo Coutinho (Caxias), Gil Cutrim (São José de Ribamar) e Chico Gomes (Viana).

Com as novas filiações, o PDT passa de seis prefeitos que hoje pertenciam aos quadros pedetistas para 23 gestores. É um crescimento superior a 300%. Na lista dos filiados, segundo o presidente estadual da legenda, deputado Weverton Rocha, estão ainda os prefeitos de Pastos Bons, Mirinzal, Nova Iorque, Altamira, Matinha, Brejo de Areia, Paraibano, Presidente Juscelino, Fernando Falcão, Genipapo dos Vieira, Bernardo do Mearim, Formosa da Serra Negra e Tufilândia.

Os prefeitos que mais chamam atenção são os de São Luís, Caxias, São José de Ribamar e Viana. Edivaldo Júnior decidiu pelo PDT para assim conseguir redefinir as estratégias para sua candidatura a reeleição. O prefeito de São Luís buscou uma legenda maior que a que o abrigava, o PTC, para assim garantir tanto tempo de televisão quanto força para negociar a composição de sua chapa para 2016.
As conversas entre Edivaldo Júnior e Weverton Rocha acontecem há mais de um ano. Segundo o deputado federal, após muitas reuniões, o processo de ida do prefeito de São Luís acabou sendo “natural”. “Com o prefeito Edvaldo foi tudo muito natural, afinal tivemos muita proximidade na campanha e continuávamos sempre mantendo esse diálogo”, disse o pedetista.

Durante sua filiação, Edivaldo Júnior relembrou o ex-governador Jackson Lago e falou da militância da legenda. “Orgulho de entrar para o partido de um grande líder que fe história no Maranhão e no país: o Dr. Jackson Lago. Quantas vezes ele abraçou esta bandeira e a honrou em toda a sua vida pública. Não há como falar de PDT sem falar desta militância que ajudou Jackson a chegar três vezes à prefeitura e ao governo do estado”, disse o prefeito.

O prefeito Gil Cutrim – que pertencia aos quadros do PMDB – anunciou há cerca de duas semanas que seu novo partido seria o PDT. Cutrim, que na reta final da campanha eleitoral de 2014, buscava espaço em uma das legendas da base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB), a quem decidiu apoiar ao trocar de grupo político.



Edivaldo Júnior e pedetistas (Foto: Biné Morais)

O prefeito Léo Coutinho também decidiu ser um novo pedetista. As negociações para ingressar no partido foi mais fácil para ele já que seu tio e tutor político, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, já pertence ao PDT. Como há um claro afastamento do PSB da base de apoio ao governador, Coutinho decidiu entrar em uma sigla que mantenha a aliança com Dino em 2016 e organizar melhor sua candidatura a reeleição.

O prefeito Chico Gomes de Viana talvez seja a surpresa maior entre os novos nomes do PDT. O gestor era um dos nomes mais conhecidos do grupo político comandado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) tanto que ele foi secretário de estado na gestão da peemedebista durante dois mandatos dela.

Fonte: oestadodomaranhao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário