Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sábado, 27 de junho de 2015

Salamanca, na Espanha em Sintonia com o Blog do Sandro Vagner


Salamanca (Espanha)
A província Salamanca está situada na esquina sudoeste de Castilla y León nas fronteras com Extremadura e Portugal, cobrindo uma área de 12.336 Km2. Extendendo-se pela Sub-meseta Norte, forma parte do leito do rio Duero onde solos paleozóicos, pobremente enriquecidos para o cultivo, criaram uma paisagem de pastos, com árvores e arbustos pouco desenvolvidos. Os invernos tendem a ser relativamente longos, com temperaturas médias mínimas de 6ºC (42,8 F), enquanto os verões mais curtos alcançam médias altas ao redor de 20ºC - 22º C(68º F- 71º F).

Salamanca/Espanha
A cidade é suficientemente grande (180.000 habitantes) para poder oferecer as vantagens de uma cidade real, mas ao mesmo tempo mantém a intimidade de um povoado. Em Salamanca, os habitantes falam o espanhol "mais puro" de Espanha - castelhano. Por esta razão, Salamanca é enormemente popular para gente de todo o mundo que quer aprender espanhol. Os contatos ocorrem naturalmente. Não é preciso combinar com alguém, porque é seguro que você encontrará a todo mundo na Plaza Mayor, uma das mais belas praças de Espanha e conhecida como a sala de estar dos salmantinos. Como há uma variada gama de nacionalidades, sentem-se atraídos para fazer amizade com os estudantes da don Quijote. De qualquer forma, Salamanca é uma verdadeira cidade universitária. Os estudantes espanhóis estão em todas as partes e pode-se ir praticamente a todos os lugares a pé.
A escolha é sua: há muitos lugares onde só vão os espanhóis. Os arredores de Salamanca também oferecem muitas facilidades para viagens culturais e excursões diárias aos povoados, às montanhas e inúmeros lagos.

Festas e Celebrações


A grande maioria das celebrações em Salamanca tem, como em todos os lugares de Espanha, um fundo religioso.
Uma das celebrações mais famosas de Salamanca é o "Lunes de Aguas". Este dia, a segunda - feira posterior à segunda - feira de Ressurreição, depois da Semana Santa, os habitantes de Salamanca se disfarçam e se dirigem em procissão ao rio Tormes. Dizem que esta tradição data de 1570 durante o reinado de Felipe II.


Durante o ano, há muitos outros festivais e festas das quais a "Feria de San Mateo" de Setembro é a mais importante. Durante duas semanas há um programa completamente organizado de concertos, desfiles, atuações e feiras. 

Salamanca x Pedreiras?



O motivo da apresentação dessa cidade histórica tem tudo haver com o nosso blog, que a partir do próximo mês terá um correspondente no exterior, em especial na Espanha. Padre Ribamar Gomes, natural de Alto de Areia 2, e há 03 anos mora em Salamanca, estuda na Universidade que tem o mesmo nome da cidade.

Padre Ribamar Gomes (esquerda)

Padre Ribamar Gomes acessou o blog de “Olho Em Tudo” e entrou em contato conosco, colocando-se à disposição para escrever artigos de interesse de todos, como, por exemplo: Cultura, Religião e contar muito sobre a cidade de Salamanca.

No momento, Padre Ribamar Gomes se debruça sobre sua monografia, mas a partir do próximo mês fará parte dessa equipe conceituada que já ganhou o respeito de todos, até mesmo fora do Brasil.

Universidade de Salamanca
Bem-Vindo, Padre Ribamar Gomes! Temos certeza que o senhor irá enriquecer de conhecimento os nossos leitores, que já chegam a casa dos 10.000


O blog do Sandro Vagner (http://sandrovagner.blogspot.com.br/) agradece pela preferência, também na Espanha.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário