Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

domingo, 14 de junho de 2015

Iniciadas em Pedreiras as Comemorações dos 179 anos da Polícia Militar do Maranhão

A Polícia Militar do Maranhão foi criada através da Lei Provincial nº 21 de 17/06/1836, com o nome de "Corpo de Polícia da Província do Maranhão"; constituída por um Estado-Maior e 04  (quatro) Companhias de Infantaria, totalizando 412 policiais, sendo  o seu efetivo composto por Major (Comandante), Alferes (Ajudante), Sargento (secretário) e Sargento (quartel-mestre).

(arquivo  da PM -MA)


A instituição ao longo de 115 (cento e quinze) anos recebera várias denominações, tais como, "Corpo de Segurança Pública", "Corpo de Infantaria", "Corpo Militar do Estado", "Batalhão Policial do Estado", "Força Policial Militar do Estado", "Brigada Auxiliar do Norte" e "Polícia Militar do Maranhão", em 1951. 
A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o "Corpo de Guardas Campestres"; seguida da Lei nº 872, de 05 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 (duzentos e cinqüenta) policiais para o sertão maranhense. Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, 02 (dois) Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM  e o 2º BPM, responsáveis respectivamente  pelo policiamento da capital  e do interior do Estado.


(arquivo  da PM -MA)

A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais (CFO), formou-se em 1966, na Academia de  Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; daí em diante tivemos formações em outras Academias de diferentes Estados, tais como: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Goiás. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 (vinte e nove) Aspirantes a Oficial, declarados em 22/12/1995. 
(fonte: histórico PM - MA

As Festividades em Pedreiras
Ao comando do Major Maurício o 19° BPM de Pedreiras postou quatro outdoors em Pedreiras e Trizidela do Vale.


Outdoor no bairro do Engenho em Pedreiras

Hoje (14), foi realizada uma corrida ciclística. Mais de quarenta  profissionais participaram do evento na avenida Rio Branco. Ao todo foram vinte (20) voltas. Foram contemplados com troféus e prêmios os dez (10) primeiros colocados.


Ciclistas de Pedreiras e Trizidela do Vale
Ciclistas na Avenida Rio Branco


No dia vinte (20), a programação alusiva aos 179 anos da PM no Maranhão em Pedreiras terá outras modalidades esportivas, incluindo maratona masculina e feminina e uma corrida de motocicletas um pouco inusitada, pois, ganhará a prova quem fizer o percurso em mais tempo. Um detalhes importante; o competidor não poderá colocar os pés no chão.

Major Maurício afirmou que as expectativas das comemorações estão sendo superadas em todos os sentidos. 

O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão Marco Antônio Alves da Silva estará presente durante o evento em Pedreiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário