Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Realizada Entrega de Certificados do I Curso de Formação Método APAC









Momento de descontração na APAC
Dinâmica, muita alegria, sorrisos, brincadeiras, orações e um pouco da história sobre o começo de tudo. Foi assim, durante a entrega dos certificados do I curso de Formação do Método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), de Pedreiras. O evento aconteceu sábado. Durante todo o dia os condenados receberam visitas, inclusive de outras pessoas interessadas em implantar o sistema na cidade de Balsas.

Presente do pessoal de Balsas
A grande repercussão que tem a APAC de Pedreiras está servindo de exemplo, a outros municípios que pretendem, futuramente, desenvolver essa assistência a quem realmente quer e precisa.

O momento mais esperado pelos 35 (trinta e cinco) voluntários aconteceu de forma descontraída Cada um que recebeu seu certificado assumiu  sua responsabilidade com a Associação.













Cela da APAC


O Blog foi convidado a conhecer as instalações, e inclusive foi muito bem recebido pelos condenados, que fizeram questão de mostrar as celas, e, por falar em cela, nos deparamos com uma bastante organizada, mas em outra! um porquinho azul nos chamou à atenção. Indagado sobre aquele "animalzinho" pendurado na porta da cela; eis a explicação. "A cela mais desorganizada recebe essa punição, para, da próxima vez entrar no rol das demais, as organizadas", disse Enoque Barreto 


Cela desorganizada


Entenda como funciona a APAC de Pedreiras.

Enoque Barreto - Presidente da APAC/Pedreiras-MA


Enoque Barreto Presidente da APAC - A APAC funciona sem o concurso de polícia, sem a presenças de agentes penitenciários ou de monitores. Quem fica com as chaves da prisão são os próprios recuperandos, embora, nós temos um quadro de funcionários, onde contempla as assistências, temos encarregados que são administrativos e financeiros e de segurança de disciplina, e os plantonistas, embora os presos tenham as chaves das celas, mas eles tem essa ajuda da APAC.

Blog - Quem pode participar do método APAC?

Enoque Barreto Presidente da APAC - Todos que querem. Pra está na APAC, basta querer. O recuperando, ou preso, do regime comum ele faz uma carta e envia pro Juiz, e a partir dessa carta a gente faz todo o processo de seleção pra poder vim pra APAC. Pra tá na APAC, às  vezes as pessoas pensam que é só pra preso bonzinho, isso é mito. Pra estar na APAC basta querer. Até preso de trinta anos de pena, 50 anos, basta ele querer e tem que agir de acordo com as regras daqui.

Blog - O que a APAC disponibiliza aos condenados?

Enoque Barreto Presidente da APAC - São assistências; saúde, religiosa, social, psicológica, laborterapia que é próprio do regime fechado. Hoje, nós trabalhamos com regime fechado, semi-aberto, entra-muro  e semi-aberto do extra-muro, são regimes distintos, nem um tem contato com outro, diferente do regime comum, que são presos misturados. Tem os cursos de; mecânica, de eletricidade, de bombeiro hidráulico, trabalho com a horta, também, e outras coisas a mais.

Blog - Hoje, quantos presos tem a APAC?

Enoque Barreto Presidente da APAC - Sessenta e sete (67), presos. Pela contabilidade são; trinta e quatro (34), no regime fechado, nove (09), no regime semi-aberto intra-muro, e o restante no regime extra-mura, ou seja, aqueles que trabalham durante o dia e voltam pra dormir, aqui na APAC.

Blogg - Que apoio tem hoje, a APAC em Pedreiras?

De certa forma é um apoio que poderia ser mais forte, a gente tem apoio, mas não o suficiente, eu, acho que a sociedade teria que se envolver mais, embora tem muita gente da sociedade que se envolve, mas é muito limitado, também, a participação da comunidade. Lembrando que a metodologia tem 12 (doze) passos, um dos elementos é a participação da comunidade, e a comunidade ela tem que participar, se envolver no processo. Até por que a questão da ressocialização é uma questão de segurança pública. A função da pena é; punir e recuperar, e se a comunidade se envolver, inclusive está na LEP - Lei de Execução Penal, a questão do envolvimento da comunidade, da sociedade. Eu, acredito que a sociedade de Pedreiras deveria se envolver um pouco mais, embora ela esteja presente em pequeno número.



Nenhum comentário:

Postar um comentário