Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

terça-feira, 16 de junho de 2015

Detran e Ciretrans Serão Reformados

Governo do Estado
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) concluiu, na semana anterior, o processo licitatório para a contratação das empresas de Construção Civil que ficarão responsáveis pela reforma e manutenção predial da sede do Detran e das 15 Ciretrans no estado. Além dos serviços de manutenção, as quatro empresas contratadas deverão fornecer peças e equipamentos para garantir conforto aos usuários e a qualidade nos serviços prestados pelo órgão.
As Ciretrans foram recebidas pelo atual governo em completa situação de abandono. Um levantamento feito pela direção do Detran-MA revelou o descaso com a manutenção dos imóveis onde funcionam o Detran na capital e as outras unidades executivas de trânsito localizadas no interior do estado. Dos 15 contratos de manutenção predial celebrados entre o governo anterior e empresas de Construção Civil, apenas dois foram utilizados, o que resultou no agravamento dos problemas estruturais e funcionais em quase todas as unidades do Departamento. As condições precárias dos prédios onde estão instaladas as Ciretrans maranhenses têm gerado reclamações diárias dos usuários.


Banheiros sem vasos sanitários, pias e tubulações de água e esgoto, móveis velhos e com cupins, paredes úmidas e fiação elétrica exposta são alguns exemplos do cenário caótico encontrado nas Ciretrans do Maranhão. Das 15 Ciretrans existentes no estado, apenas as de Imperatriz e Balsas passaram por melhorias recentes. Apesar de funcionarem em prédios novos, as duas unidades foram entregues às pressas no final do ano passado, mesmo com as obras não estando concluídas, e, de acordo com vistorias técnicas, os imóveis ainda carecem de muitos reparos.
Na sede do Detran-MA, em São Luís, as reformas ficaram restritas aos setores de atendimento ao usuário. Nas dependências internas do prédio nada foi feito. Os servidores estavam expostos a salas úmidas, buracos nos pisos, forro desabando, além de fiação elétrica exposta em vários setores e paredes descascadas.
Por determinação do governador Flávio Dino, reparos emergenciais foram providenciados para proporcionar um local digno para os funcionários do órgão. Silas Antônio trabalha há 16 anos no Detran-MA e testemunha as muitas mudanças em curso no departamento nesses primeiros cinco meses do governo Flávio Dino. “A sala da Ação Regional permaneceu esquecida por muitos anos. Com os reparos feitos agora, o ambiente de trabalho já é outro”, comenta.
Segundo Eurídes Santos, funcionária do setor de Atendimento, ao longo dos seus 32 anos de serviços prestados ao Detran-MA, dificilmente viu as salas e corredores do Departamento serem prioridades nas reformas feitas. “Dentro do prédio existia um buraco lendário no chão que nunca era consertado. Nesse pouco tempo da nova diretoria, esse problema de décadas foi solucionado”.
“Com os serviços feitos e as reformas que em breve vamos iniciar, os funcionários do Detran-MA e das Ciretrans voltarão a ter um ambiente de trabalho decente, no qual possam trabalhar com segurança e qualidade”, destacou o diretor-geral do órgão, Antônio Nunes. “O trabalhador quando recebe condições dignas para realizar o serviço, trabalha de forma correta e com muito mais eficácia. Tanto os servidores, como a população, saem ganhando”.
As obras serão iniciadas logo após a publicação dos contratos no Diário Oficial do Maranhão, previsto para acontecer esta semana.
Fonte: oimparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário