Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Registrado o Primeiro Caso Suspeito de Microcefalia em Trizidela do Vale

Imagem Ilustrativa
A mãe, que mora na rua do Campo em Trizidela do Vale, deu entrada no hospital Municipal Dr. João Alberto, na quarta-feira (16). A criança nasceu com o perímetro cefálico medindo 31cm, perímetro torácico 35cm, perímetro abdominal 33cm, pesou 3,208kg e com a estatura de 48 cm. 

Segundo informações, o Secretário de Saúde do município Jamil Leitão após tomar conhecimento da suspeita de microcefalia, conseguiu encaminhar a recém-nascida para o Hospital da Criança em São Luís, para passar por alguns exames. A mãe teria ficado todo o dia de ontem à espera da realização do exame, que foi marcado somente para a próxima segunda-feira (21).

Hoje (18), a mãe que manteve contato com o Secretário Jamil Leitão, disse que está na casa de uma irmã, e vai aguardar o dia do exame. Contou que teria sido tratada com desprezo por um médico, ao ponto de dizer que era caso perdido, revoltando a mãe que entrou em desespero. 

O município está dando toda assistência à família, segundo Secretário. Além do bebê, a mãe tem mais três filhos e o marido é presidiário no Centro de Ressocialização de Pedreiras.

O blog entrou em contato com a chefe de núcleo do interior da TV Mirante de São Luís, Eveline Cunha, que prometeu acompanhar o caso de perto, e tentar com a mídia, agilizar a realização do exame da criança.


A microcefalia pode ser definida como sendo a situação quando o cérebro permanece anormalmente pequeno, sendo fácil reconhecer: o crânio é extremamente pequeno e raramente tem mais que quarenta e cinco centímetros de circunferência quando a criança estiver com um ano e três meses de idade; as fontanelas se fecham prematuramente, não permitindo que o cérebro alcance proporções normais de seu tamanho.

Microcefalia é o crânio de tamanho menor que o normal, caracterizado pela desproporção entre a face e a caixa craniana sendo sua configuração peculiar. 

A redução proporcional das dimensões do crânio, sendo que a circunferência ao nascer já é restrita e aumenta com lentidão, não passando de quarenta e dois centímetros. (fonte: fisioneuro.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário