Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Eleição dos Diretores de Escolas Estaduais do Maranhão Acaba com Apadrinhamento


Foto: Petró
Assim como em todo o Estado, Pedreiras terá pela primeira vez eleição para escolher um diretor de escola da rede pública estadual de ensino.

A determinação do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Maranhão, acaba de vez com o "apadrinhamento", que na maioria das vezes o político "A" ou "B", tinha privilégio de indicar o diretor ou diretora para ficar à frente da escola.

Agora é regra, graças ao Decreto nº 30.619 que foi assinado pelo Governador do Maranhão, Flávio Dino, no momento de sua posse. 

A regulamentação vale para diretor geral e adjunto da rede pública estadual de ensino, com exceção das unidades indígenas, escolas de área de assentamento e quilombolas.

Ao todo foram cadastrados 400 mil eleitores com direito a voto nas 455 escolas do Estado.

O Blog divulgará o resultado ao final da apuração. 

DECRETO Nº 30.619, DE 02 DE JANEIRO DE 2015 Regulamenta os artigos 60 e 61 da lei nº 9.860, de 01 de julho de 2013, dispondo sobre o processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual e dá outras providências. 

O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e V do art. 64 da Constituição Estadual, e Considerando a Lei nº 9.860, de 01 de julho de 2013, que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Careiras, Cargos e Remuneração dos integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica e dá outras providências; 

Considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases, que orienta para a gestão democrática do ensino público na educação básica, mediante a participação dos seus profissionais e das comunidades escolar e local, com vistas à elaboração do melhor projeto pedagógico para a escola; 

Considerando que a participação da comunidade na gestão escolar é forma de atendimento ao preceito constitucional de incentivo à colaboração da família e do exercício da cidadania, buscando a melhoria na qualidade de ensino, DECRETA: 

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 

Art. 1º. A escolha do profissional para o exercício da função de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto das escolas públicas estaduais será realizada no início do mandato do Governador eleito, mediante processo seletivo democrático. Parágrafo único. O processo poderá ser repetido quantas vezes se fizer necessário em cada escola ou grupo de escolas, à medida em que vagas venham a surgir. 

Art. 2º. A escolha do profissional para o exercício da função de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto das escolas públicas estaduais será realizada em todas as escolas, excetuando-se as indígenas, quilombolas e as escolas de áreas de assentamento, conforme parágrafo único do art. 60 da Lei 9.860, de 1º de Julho de 2013. 

Parágrafo único. A escolha ocorrerá em quatro etapas cumulativas: I - 1ª etapa: 

Apresentação de carta de intenção para exercício do cargo de gestão; II - 2ª etapa: 

Exame de certificação integrado por um curso de formação de 20 (vinte) horas, seguido de uma prova; III - 3ª etapa: 

Consulta democrática junto à comunidade escolar; IV - 4ª etapa: 

Assinatura do contrato de gestão, visando ao cumprimento das diretrizes e planos governamentais que orientam o processo e estabelecem mecanismos de monitoramento e controle do desempenho gerencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário