Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

quarta-feira, 23 de março de 2016

Polícia Federal Considera Como Elucidado Homicídio de Ambientalista no Interior do MA


Raimundo dos Santos Rodrigues e sua esposa foram vítimas de emboscada
(Foto: Arquivo)
A Polícia Federal do Maranhão considera como elucidado o homicídio do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e da tentativa de homicídio da sua esposa, Maria da Conceição Chaves Lima. O crime ocorreu no dia 25 de agosto do ano passado, na região de Buriticupu, no interior do estado. Já foram presos José Escórcio Cerqueira, que confessou ter sido o mandante, e José Escórcio Cerqueira Filho. Outro suspeito, Francisco da Silva Sousa, vulgo “Da Silva”, que tem expedido um mandado de prisão contra ele, segue foragido.

Raimundo dos Santos Rodrigues era onselheiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi. Segundo a polícia, a motivação do crime foi decorrente de conflitos agrários na região de Buriticupu, envolvendo madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas.

Raimundo Santos era conselheiro desde 2012 e, segundo a polícia, era odiado pelos madeireiros pelo fato da sua luta em prol da manutenção da reserva ambiental. No dia 25 de agosto do ano passado, ele foi morto a tiros quando seguia para a sua residência em companhia da sua esposa, Maria Chaves, na zona rural de Bom Jardim.

O ambientalista morreu no local e Maria Chaves, que foi baleada, teve que ser levada para o Hospital Municipal de Imperatriz onde passou por um tratamento cirúrgico. O corpo de Raimundo Santos ainda foi levado para o Hospital Municipal de Buriticupu onde depois dos exames foi liberado para os familiares e sepultado no cemitério de Bom Jardim.

Francisco da Silva Sousa " Da Silva" continua foragido

As prisões fazem parte do inquérito policial, da Operação Jaguaribe, comandado pelo delegado Rubens Lopes da Silva e os presos encontram-se na carceragem da Superintendência Regional da Polícia Federal, em São Luís.

A Polícia Federal solicita o auxílio da população visando a localizar o procurado. Quem souber informações sobre o seu paradeiro, pode ligar para o número (98) 3131-5100 /5173/5197.

Nome da operação

A polícia denominou a operação de Jaguaribe devido Raimundo Santos ser um dos líderes do povoado Rio das Onças, no município de Bom Jardim. "Jaguaribe" significa "Rio das Onças" em língua Tupi. O Rebio do Gurupi tem 271.197,51 de hectares sendo uma das unidades de conservação administradas pelo ICMBio na região da Amazônia Legal, com coordenação regional vinculada ao CR4 (Belém, PA).

Fonte: imirante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário