Venha participar desse ato que é de todos

Venha participar desse ato que é de todos
Dia 1º de Abril

sexta-feira, 25 de março de 2016

Celebração do Sofrimento e Morte de Jesus Cristo no Santuário de São Benedito Nesta Sexta-feira da Paixão


A programação da Semana Santa no Santuário de São Benedito, na parte da tarde desta sexta-feira Santa (25), também chamada de "sexta-feira da paixão", foi marcada pela celebração do Sofrimento e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração foi realizada pelo Padre Pedro.


Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa temos uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão, que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 d.C.).





Esta celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz. Ao beijar a Santa Cruz, podemos ter a plena certeza: Jesus não é simplesmente um mestre de como viver bem esta vida, como muitos se propõem, mas o Deus vivo e operante em nosso meio, e a terceira parte é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Memorial não é apenas relembrar ou fazer memória dos fatos, é realmente celebrar agora, buscando fazer presente, atual, tudo aquilo que Deus realizou em outros tempos. Mergulhamos no tempo para nos encontrarmos com a graça de Deus no momento que operou a salvação e, ao retornarmos deste mergulho, a trazemos em nós. (fonte: Notícias Canção Nova).
















Após a celebração, todos os fiéis que estavam no Santuário de São Benedito acompanharam a procissão do Senhor Morto. 




Jovens representaram soldados romanos, levaram coroa de espinhos, manto e outros objetos que foram usados na crucificação. 






Outro grupo usou matracas. Mulheres levaram um enorme pano roxo (que transmite a sensação de tristeza). O rosto ensanguentado de Jesus num pano branco também fez parte da procissão, assim como a imagem de Maria e seu ar de tristeza pela morte de Jesus. E os homens foram encarregados de levar o caixão com a imagem de Nosso Senhor Morto.





Após um pequeno percurso pela avenida Rio Branco, a procissão seguiu para a Colônia de Pescadores Z-28.

Como parte da programação dessa sexta-feira, acontecerá no Anfiteatro Dom Jacinto Brito a encenação da Paixão de Cristo, que terá início as 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário