Porto do Itaqui- São Luís - MA |
O Porto do Itaqui
tem apresentado excelente desempenho desde o inicio do governo Flávio Dino.
Recordes na movimentação de cargas aliados à redução de custos operacionais e
de despesas administrativas ajudaram o porto a chegar à marca de R$ 31 milhões
de lucro acumulado nestes seis primeiros meses. Montante que é 1.792% maior que
o acumulado de janeiro a junho de 2014, quando o lucro do porto foi de pouco
mais que R$ 1,6 milhão. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (8) pela
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
O incremento na
movimentação de cargas no porto foi determinante para o resultado positivo no
semestre. O balanço da Emap registra movimentação de 10,3 milhões de toneladas
no Porto do Itaqui, desempenho 27% melhor que o do mesmo período de 2014. Maio
de 2015 foi especialmente significativo. Naquele mês, o Porto do Itaqui
alcançou recorde histórico de operação, quando a movimentação de cargas atingiu
2,9 milhões de toneladas.
O resultado é
fruto de planejamento e metas estabelecidas pelo governo Flávio Dino. Com o
alinhamento das relações do Porto à mudança das práticas na governança do
Maranhão e atenção para o cenário do país, a Emap segue na missão de aumentar a
produtividade e, ao mesmo tempo, prover a segurança e a infraestrutura
portuárias. O início das atividades do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram),
ainda que em fase de testes, por exemplo, abre fronteiras internacionais; ao
mesmo tempo, o aquecimento da economia local, por meio do lançamento de vários
editais de licitação para obras estruturais e prestação de serviços no Porto,
são demonstrações de como o Governo do Maranhão pode atuar na geração de
negócios para o estado.
A redução de
custos e despesas foi outro fator crucial para o desempenho do primeiro
semestre. “Temos consciência dos desafios do país neste momento e seguimos com
pulso firme na contenção das despesas e reversão dos lucros em capacidade do
porto para gerar mais negócios, contribuindo de forma responsável para o
desenvolvimento do Maranhão”, disse o presidente da Emap, Ted Lago.
Com essa dupla
linha de atuação, houve crescimento de 55% nas receitas e redução de 28% em
despesas operacionais nestes seis primeiros meses do governo Flávio Dino. Esse
recorde operacional elevou a lucratividade da Emap em 1.792%, no comparativo
com o primeiro semestre de 2014.
“Após um
diagnóstico inicial o nosso plano de ação foi definido com base na revisão de
contratos, restabelecimento de relações com parceiros, como a Secretaria
Especial dos Portos [Governo Federal], Antaq [Agência Nacional de Transportes
Aquaviários] e operadoras portuárias com negócios no Itaqui, e a integração da
equipe à nova visão estratégica. Esses resultados vêm sendo acompanhados de
perto pelo governador Flávio Dino e é fruto desse planejamento”, afirmou Ted
Lago.
Novos
investimentos
O foco no bom
relacionamento com a Secretaria Especial dos Portos culminou, em junho, com o
anúncio de investimentos de R$ 509 milhões do Programa de Investimentos em Logística
(PIL). O recurso, direto da iniciativa privada em áreas que serão licitadas
pelo Governo Federal dentro do porto organizado, contempla dois terminais. Um
de celulose, para dois milhões de toneladas/ano, deve consolidar a produção da
região de Imperatriz. Já o terminal de graneis minerais é para complementar o
Tegram. Quando concluídos, esses terminais irão gerar aumento de 30% no volume
de carga movimentada.
Os investimentos
têm propósito de melhorar a eficiência e a produtividade, com impacto direto no
custo logístico das mercadorias que passam pelo porto. É o Maranhão propiciando
o escoamento da safra de uma fronteira agrícola importante e em expansão, pelo
Porto do Itaqui, com extensa conexão ferroviária. São aproximadamente 1,8 mil
quilômetros chegando até o estado de Goiás e atendendo principalmente os
estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Bahia.
Para incluir o
pequeno e médio produtor, a pequena e média indústria e o comércio, no eixo de
exportação e importação mundial pelo Porto do Itaqui, o plano é tornar o porto
mais acessível, reduzindo os custos operacionais por meio, por exemplo, de
contêineres, que é uma forma de democratizar o transporte marítimo. Isso exige
um trabalho articulado com outras secretarias estaduais, como Agricultura
Familiar (SAF) e Indústria e Comércio (Seinc), de modo a desenvolver todas as
cadeias logísticas necessárias para que o produto dos pequenos e médios
empreendedores maranhenses possam alcançar mercados nacionais e, em escala
crescente, internacionais.
Para continuar
crescendo e acompanhando a demanda mundial, o Porto do Itaqui precisa de
investimentos em infraestrutura, como mais berços e retroárea, todos de grande
porte. Para isso são necessárias parcerias com o Governo Federal, a exemplo dos
investimentos do PIL. “O Maranhão quer e merece um porto moderno e seguro que
possa atuar como ferramenta estratégica de desenvolvimento para toda a região e
para o Brasil”, diz Ted Lago.
Melhorias
nos terminais de ferryboat
Outro grande
desafio para a Emap nestes primeiros seis meses foi o de fazer melhorias nos
terminais de passageiros que administra com atenção à segurança e ao bem estar
dos usuários. Grandes avanços agora são realidade.
O Terminal da
Ponta da Espera ganhou sala de informações que funciona 12 horas por dia,
inclusive nos fins de semana, para atendimento presencial, prestando
informações e esclarecendo dúvidas. Portões e guarita de venda de passagens
foram instalados, assim como um sistema de TV que informa horários de chegada e
partida das embarcações.
O atraso médio
caiu de 15 para 3 minutos. Além disso, foram finalizados os projetos de
recuperação das rampas e o de criação de um espaço de lazer na área de espera,
que logo sairão do papel e também serão parte da realidade dos passageiros que
viajam de ferryboat.
Fora as obras de
infraestrutura, a gestão buscou parcerias com órgãos e instituições em ações
conjuntas. Um exemplo é a ampla força tarefa empreendida durante os períodos de
maior fluxo de passageiros: Carnaval e Semana Santa, quando houve participação
do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal,
das secretarias Municipal de Trânsito e Transporte e de Estado da Cultura.
Outro exemplo foi
a instalação de um posto do Juizado da Infância e Juventude que desde o último
sábado (4) está em atividade no Terminal da Ponta da Espera.
Regulamentação
Foi em parceria
com Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) que o maior
desafio começou a ser enfrentado. A MOB regulamentou, em abril, o Serviço
Público de Transporte Aquaviário Intermunicipal de Passageiros, Cargas e
Veículos do Maranhão. O regulamento determina que a concessão se dará por meio
de licitação e atribui direitos e deveres das concessionárias. O pregão está
previsto para o segundo semestre de 2015.
O Terminal do
Cujupe recebeu melhorias pontuais, enquanto é finalizado o projeto de
construção de um novo terminal. A área ganhou sistema de TV para monitoramento
dos horários, o box da PM foi recuperado, bem como a pintura e a iluminação. O
novo Cujupe terá salas de atendimento, banheiros e lanchonetes, além de espaço
adequado para vendedores ambulantes dentro do terminal.
São José
de Ribamar e Alcântara
O estudo
preliminar do Projeto de Requalificação do Cais de São José de Ribamar, também
está pronto e será apresentado, oficialmente, ao prefeito Gil Cutrim ainda
nesta semana. O cais será revitalizado e urbanizado em um projeto que prevê
melhorias na área do entorno, entroncamento, ponte e píer do cais, restauração
da iluminação, pavimentação e recuperação estrutural, construção de uma área de
passeio público com praça, arborização, ciclovias e academia ao ar livre. Além
disso, está prevista a instalação de um posto policial. Além disso, a Emap
também está apoiando a execução do projeto para melhorias no Porto de
Alcântara.
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